top of page

ACIR HABILITADA NA SUB-REGIÃO HIDROGRÁFICA DE JACAREPAGUÁ

Uma excelente notícia para os nossos associados e para os moradores das regiões de Vargens e Recreio dos Bandeirantes. A ACIR foi habilitada como integrante do Comitê Hidrográfico da Baía de Guanabara (CBH), com representatividade na sub-região hidrográfica do Sistema Lagunar de Jacarepaguá.


Foto: Google Maps.

Fomos aceitos na categoria usuários, ou seja, estamos aptos a emitir opiniões quanto a melhoria dos rios em nossa região, bem como representar a comunidade local zelando por benfeitorias hídricas. Mensalmente participaremos das reuniões da entidade, na qual comunicaremos

aos nossos parceiros sobre tudo quanto for tratado a respeito dos efeitos para a fauna e flora locais.


A bacia hidrográfica do complexo lagunar tem cerca de 13,24 quilômetros quadrados (dados extraídos do site do CBH), sendo composta por diversos rios que escorrem pelas vertentes das montanhas e deságuam nas lagoas, que encerram seus cursos no mar através do canal da Barra da Tijuca (canal da Joatinga).


Criado em outubro de 2011, o subcomitê é integrante do Comitê da Baia de Guanabara e conta com a participação do Poder Público, dos Usuários da Água e da Sociedade Civil Organizada, que juntos visam o uso de forma sustentável dos recursos hídricos quanto a quantidade e qualidade das águas.


São atributos do Subcomitê do Sistema Lagunar de Jacarepaguá:


·Promover debates relacionados aos recursos hídricos e unidades de conservação da natureza;

·Levar ao Comitê da Baia de Guanabara propostas que visam a mobilização e educação ambiental;

·Acompanhar estreitamente, junto ao Poder Público, obras de potencial impacto ambiental em seu entorno; e

·Cobrar o acompanhamento e fiscalização dos órgãos responsáveis, buscando proteger o espelho d’água do Sistema Lagunar e áreas de preservação permanente.


Se você é morador ou empreende em nossa região, encaminhe suas ideias de melhorias para as áreas hídricas. Levaremos propostas ao conhecimento do subcomitê para que sejam discutidas e avaliadas.


A ACIR não descansa e sempre está atenta para representar da melhor maneira possível nossa região e contribuir para a preservação de recursos naturais.


21 visualizações0 comentário
bottom of page