top of page

XX Fórum de Segurança



O Fórum de Segurança, que acontecerá neste mês de junho, foi o principal tema na pauta de reunião mensal da diretoria da ACIR. O evento anual está no calendário da Associação Comercial e Industrial do Recreio e Vargens (ACIR) - com apoio HotéisRIO (Sindicado dos Meios de Hospedagem do Município) há 20 anos – e tem por objetivo tratar dos temas mais relevantes acerca da segurança em nosso estado e, principalmente, das regiões em que atua dentro da zona oeste fluminense.


Em 2022, durante o XIX Fórum de Segurança, discutimos a “mudança de paradigma no combate à criminalidade urbana”, que contou com a participação de André Ceciliano, à época Deputado Estadual, Dr. Márcio Almeida, Promotor de Justiça do IX Jecrim – Barra da Tijuca e Rael Policarpo, jornalista e repórter da Record TV Rio.


Dentro do painel de debates, outros temas foram levantados durante a sabatina, como os “mitos e verdades na segurança pública” e “a importância dos meios de comunicação no combate à criminalidade”.


À época, Alfredo Lopes, presidente da ACIR e HotéisRio, salientou a importância do fórum para a segurança pública, “há quase duas décadas reunimos personalidades e autoridades renomadas para estarem neste importante debate sobre segurança, que é um tema que impacta diretamente a vida e nos negócios de todos nós e tem reflexos diretos no desenvolvimento econômico da região”, disse.


O XX Fórum de Segurança Pública será também destinado à cobrança de um plano de segurança pública para o Estado do Rio de Janeiro, o qual está entre as 100 cidades mais visitadas do mundo, recebendo anualmente cerca de 2,33 milhões de turistas internacionais, de acordo com dados do próprio governo.


Ainda na reunião de diretoria, outro assunto foi levantado e, com enorme expectativa de resolução ainda neste ano, segundo Alfredo Lopes, presidente. Trata-se da liberação da Prefeitura para a instalações dos totens que levarão os slogans do bairro do Recreio e Vargens. O assunto teve início no ano de 2019, quando realizamos o concurso cultural “Meu Bairro em Palavras, que teve o apoio de diversos associados e contou com a divulgação a partir da RecordTV Rio.


Os totens serão instalados no canteiro central da Estrada Vereador Alceu de Carvalho, na altura do número 655, sentido Vargem Grande; na Avenida das Américas, na altura do número 21.000, em frente à loja da Amoedo e; no canteiro central da Avenida das Américas, em frente à estação do BRT Salvador Alende, na altura do Shopping Barra World.

86 visualizações0 comentário
bottom of page