top of page

A ACIR POR VOCÊ!

No último dia 27 de julho, a ACIR entrou em campo em prol dos interesses dos bairros do Recreio dos Bandeirantes, Vargens Grande e Pequena, convocando reunião entre os órgãos públicos, associações de moradores e condomínios locais.

A reunião já faz parte do calendário de ações da associação, que briga diretamente pelos interesses de seus associados e dos bairros em que atua, pois entende a importância de organizar e manutenir logradouros urbanos, dispondo de infraestrutura que possa atender à população e aos comerciantes locais, incentivando o turismo na região e o desenvolvimento econômico e social.


Na oportunidade, representada por sua Gerente Operacional, Fátima Salles, a Associação Comercial do Recreio e Vargens cobrou posicionamento dos órgãos responsáveis pelos serviços de manejo de águas pluviais, Rio Águas, limpeza urbana, Comlurb, e gestão de monitoramento, CET Rio, além da Subprefeitura da Barra da Tijuca.


Fátima cobrou um posicionamento da Rio Águas a respeito do desassoreamento do Canal de Sernambetiba – Rio Morto –, recebendo retorno dos responsáveis sobre o projeto de licitação para a escolha da empresa responsável pela execução dos trabalhos, previsto para o mês de agosto. O início do labor deverá ocorrer já no mês de outubro de 2022.



Na mesma pauta, foi a vez da subprefeitura, através de seu representante, posicionar a ACIR sobre quando será reaberta a ciclovia da Estrada do Rio Morto; sem resposta, aguardaremos o motivo da paralisação da via.


Quando questionamos à Comlurb a respeito da limpeza de ruas e praças de Vargens e Recreio, o órgão informou que está comprando novos maquinários para atender à demanda, visando melhorar e agilizar o serviço. Setembro é o mês previsto para a normalização dos processos, o que inclui poda e roçadeira nas ruas de Vargens.


Também cobramos do órgão responsável pela limpeza das vias públicas um esclarecimento sobre os contêineres nos principais pontos dos bairros. Fomos informados de que encomendaram em agosto os materiais.


Não compareceram à reunião os representantes da CET Rio para tratar de demandas que estão em aberto desde o primeiro mês de 2022. A gerência operacional enviará ofício cobrando posicionamento dos responsáveis.

Propusemos a criação de uma subprefeitura no Recreio dos Bandeirantes, pois entendemos que concentrar às necessidades na Barra da Tijuca tem trazido vagarosidade nas tratativas em respeito aos três bairros representados pela associação. Um exemplo claro é o programa Asfalto Liso, que desde maio, apenas contemplou ruas do bairro onde está localizada a repartição pública.


Todos os assuntos pautados e discutidos na reunião foram encaminhados ao subprefeito, Raphael Lima, e aos órgãos presentes para providências com a máxima urgência.


Seguiremos lutando pelos interesses das Vargens e do Recreio dos Bandeirantes, procurando dar uma resposta aos nossos associados e moradores dos locais.



23 visualizações0 comentário
bottom of page